PT
Outras Acções educação e cultura.

Mais Moçambique pra Mim, presente na 2ª edição do Azgozito


Inserido no Festival de música AZGO, o projecto Azgozito, foi uma vez mais um sucesso junto dos mais novos.

O AZGOZITO resulta de uma parceria entre a organização do festival e o programa de responsabilidade social do Millenium bim “Mais Moçambique pra Mim”. Esta acção, que decorreu durante o AZGO, visou proporcionar a crianças de várias escolas a possibilidade de participarem no festival, tendo acesso a um conjunto de actividades educativas.

Este ano participaram no AZGOZITO crianças de vários estabelecimentos de ensino da cidade de Maputo, e ainda trazidos pelo Millennium bim, estiveram as Crianças da Casa do Gaiato, da escola da ADPP e do Orfanato de Mumemo.  Ao longo dos dois dias, as crianças assumiram o papel de verdadeiros “artistas” em diversos ‘workshops’ de música, produção de livros, reciclagem e pintura onde puderam partilhar experiências sobre música com alguns dos artistas que actuaram no Festival, criarem os seus próprios livros e objectos a partir de material reciclado, e ainda aprender técnicas de pintura ministradas por pintores consagrados moçambicanos.
No workshop de música, as crianças ouviram os concelhos da cantora moçambicana Isabel Novella, onde num ambiente divertido fizeram perguntas e cantaram em conjunto.

Na pintura, com a orientação dos pintores Saranga e Jamal, aprenderam a preparar a tela, a fazer um projecto de pintura, e a aplicarem na tela várias técnicas aprendidas no local.

Na reciclagem, com a orientação da AMOR, e da Livaningo, todos os participantes aprenderam a fazer objectos utilizados no seu quotidiano.

As crianças foram os “artistas” em diversos ‘workshops’ de música, produção de livros, reciclagem e pintura. Nas diversas actividades as crianças puderam partilhar experiências sobre música com alguns dos artistas, criaram os seus próprios livros, fizeram objectos reciclados e ainda tiveram a oportunidade de aprender técnicas de pinturas ensinadas pelos pintores convidados.

Foi em clima de festa, no campo do Matchik-Tchiki, que a 2ªedição do Azogozito terminou, ficando a vontade de para o ano se fazer mais.

 

Imagem Anterior Pausa Imagem Seguinte