PT
Olimpiadas Bancarias 2017
​​
Olimpíadas Bancárias Millennium bim 2017

Foram 400, os alunos que participaram nas Olimpíadas Bancárias do Millennium bim, um projecto de literacia financeira que tem por objectivo introduzir conceitos financeiros, capacitando-os com conhecimentos para uma gestão financeira responsável e criação de projectos de empreendedorismo. A 8ª edição das Olimpíadas Bancárias incluiu uma acção de voluntariado com vista à criação de uma biblioteca na Escola Primária da Coop, em Maputo, mais uma etapa de um programa alargado de formação que se iniciou em Setembro com um exame geral para os 400 participantes das 10 diferentes escolas de forma a apurar 40 finalistas, quatro de cada escola. Os finalistas participaram, ainda, num workshop na sede do Millennium bim, onde foram apresentados e discutidos temas como empreendedorismo, poupança, seguros, banca e, pela primeira vez, voluntariado social.


Olimpiadas Bancárias​​​​
​​
Olimpíadas Bancárias Millennium bim 2015

A 6ªedição das Olimpíadas bancárias Millennium bim envolveu 400 alunos de escolas secundárias, onde apos a realização de um exame escrito foram apurados os 20 melhores resultados que representaram na final as 10 escolas participantes. Durante o tempo em que decorre o projecto, são criados momentos propícios para a discussão e apresentação de dúvidas e sugestões relativamente aos temas abordados. Exemplo disso foi o workshop sobre Empreendedorismo e Poupança, onde os 20 alunos finalistas e professores de escolas secundárias de Maputo e Matola, esclareceram preocupações e dúvidas que lhes são pertinentes. Na grande final das Olimpíadas Bancárias Millennium bim 2015, que contou com a presença do Ministro da Educação e Desenvolvimento, sagrou-se como vencedora a Escola Secundária Santa Ana da Munhuana, seguindo-se a Escola Secundária Metodista Unida, e a Escola Secundária Albert Einstein, que ocuparam, respectivamente, o 2º e 3º lugar na prova. As três escolas vencedoras foram premiadas com o espaço “Mais Conhecimento para Todos”, um lugar apropriado para o estudo onde o mobiliário, os computadores e os livros oferecidos criam um local adequado para o estudo e pesquisa dos temas abordados nestas Olimpíadas.

​​​​​​


Olimpiadas Bancárias 2017​​

​​​​​​Olimpiadas 2016​​
​​
Olimpíadas Bancárias Millennium bim 2016

Em 2016, as dez escolas participantes foram representadas por 400 alunos, sendo que após a realização dos exames, foram distinguidos os 4 melhores alunos de cada escola, apurando os 40 finalistas. Os finalistas frequentaram um workshop de empreendedorismo onde, juntamente com os seus professores, trabalharam diversos temas financeiros com o intuito de promover as suas capacidades para desenvolver uma ideia inovadora a ser apresentada na grande final, utilizando os instrumentos financeiros correctos para a sua implementação prática. Este ano, as Olimpíadas Bancárias Millennium bim surgiram com um novo formato em que agora os vencedores são os alunos e não as escolas, estimulando-se assim o êxito pessoal de cada jovem, premiando as suas capacidades pessoais e de grupo. Foram atribuídos prémios a todos os 40 finalistas, que receberam material escolar e vários livros de grandes autores moçambicanos como Mia Couto e Calane da Silva.