PT
Cidade Limpa
​Uma Cidade Limpa pra Mim 2017

Projecto de educação ambiental que tem como principal objectivo criar nos alunos a consciência de novos hábitos de tratamento do lixo, apostando na temática da reciclagem e na importância que esta tem para a limpeza da cidade. Cada estabelecimento de ensino que participa neste projecto tem no seu recinto uma estação de reciclagem, onde é feita a correcta triagem do lixo que alunos e professores depositam diariamente e que depois é pesado e recolhido pelo camião que faz a ronda pelas várias escolas. Foram várias as actividades desenvolvidas no âmbito deste projecto, com o propósito de alertar as crianças para a importância da preservação do meio ambiente, promovendo os princípios básicos da sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. A limpeza da sua escola e cidade e a realização de cartazes alusivos a temas ambientais, são algumas das actividades realizadas por professores e alunos nos clubes do Ambiente.

 

​​​​Cidade Limpa
​​
​Uma Cidade Limpa pra Mim 2016

Foram várias as actividades desenvolvidas no âmbito deste projecto, com o propósito de alertar as crianças para a importância da preservação do meio ambiente, promovendo os princípios básicos da sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Ao Colégio Nhyamunda, a escola que mais lixo recolheu, o Banco em parceria com o projecto de educação musical Musiarte – Conservatório de Musica e Arte Dramática, ofereceu um Campo de férias de quatro dias. As crianças tiveram a oportunidade de criar e produzir instrumentos musicais a partir dos resíduos recicláveis recolhidos. Dois professores do colégio foram responsáveis pela criação de uma orquestra com as crianças que participaram nas oficinas de artes plásticas e com os instrumentos por elas criados. Os ensaios decorreram durante o campo de férias e a orquestra foi apresentada aos pais e convidados no encerramento do ano lectivo.

​​​​

Por Anos

​​

2013

2012

Educação e Cultura

2011

Educação e Cultura

2010

Educação e Cultura

2009

Educação e Cultura

2008

Educação e Cultura



​​Cidade Limpa​​


​​​​Cidade Limpa
​​
​Uma Cidade Limpa pra Mim 2015

Os Clubes do Ambiente, espaços dinamizados por técnicos da AMOR – Associação Moçambicana de Reciclagem, foram criados com o objectivo de estimular nos jovens a necessidade de preservar o ambiente. Alunos e professores realizaram várias actividades que mostraram a importância do papel da criança enquanto cidadão na sua relação com o meio ambiente. Cada escola tem no seu recinto uma estação de reciclagem, onde é feita a correcta triagem do lixo que alunos e professores depositam diariamente e que depois é pesado e recolhido pelo camião que faz a ronda pelas várias escolas. Num exemplo de esforço colectivo, as 14 escolas participantes, durante os 8 meses de projecto recolheram mais de 8 toneladas de papel, plástico e latas. A Praça do Destacamento Feminino serviu de palco para o encerramento da edição 2015, onde na presença de alunos, professores e Vereadora de Município da cidade de Maputo, se inaugurou a árvore de Natal, com 6 metros de altura e 6000 garrafas de plástico recolhidas e recicladas, ao longo do ano, nos Clubes do Ambiente.

​​​​​​