PT
Minibasquete Millennium bim
​​

Torneio Mini Basquete Millennium bim 2017

A 12ª edição do Torneio Mini Basquete Millennium bim, decorreu em simultâneo em 11 cidades do país: Maputo, Matola, Xai-Xai, Inhambane, Chimoio, Manica, Beira, Quelimane, Tete, Nampula e Nacala. Contou com a participação de 1.400 atletas, com idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos, oriundos de escolas, clubes e bairros das respectivas cidades, envolvendo centenas de jovens praticantes desta modalidade, professores, treinadores e familiares que se juntaram para assistir às finais. Para esta edição, em Maputo, na festa de encerramento, sob a orientação da Soprano Stella Mendonça, os Atletas apresentaram uma peça musical, cantando e tocando os instrumentos que fizeram nas várias oficinas montadas para a construção de instrumentos musicais feitos a partir de lixo reciclável, a luz do que tem acontecido nos últimos anos (complementar as actividades desportivas com acções culturais). A competição contou, uma vez mais, com a importante parceria da Federação Moçambicana de Basquetebol, através do Comité Moçambicano do Mini Basquete, com o apoio da Sumol+Compal e da Ímpar que ofereceu um seguro a todos os participantes e garantiu ainda a presença, em todos os campos, de um massagista para assistir os atletas ao longo do torneio.


​​​​

Torneio Mini Basquete Millennium bim 2016

Na 11ª edição do Torneio Mini Basquete Millennium bim, os pavilhões e campos das 10 cidades participantes foram pequenos para acolher os mais de 1.750 jovens atletas compostos por rapazes e raparigas com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, e público que participaram no torneio. A formação cultural dos atletas é outro dos grandes objectivos deste projecto. Assim, no decurso dos treinos para a competição, foram criadas oficinas de expressão plástica, música e teatro, onde foi ensaiada uma peça de teatro com base no conto “O Elefante Branco” do livro “A Cor dos Bichos” de Calane da Silva e Ana Paula Oliveira, tendo cada um dos participantes sido premiado com um exemplar da obra.













​​​​

Torneio Mini Basquete Millennium bim 2015

Em 2015, o Torneio Mini Basquete Millennium bim realizou a sua 10.ª edição. A competição envolveu 1750 atletas, rapazes e raparigas com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, Oriundas de escolas, bairros e clubes das cidades de Maputo, Tete, Quelimane, Matola, Nacala, Nampula, Chimoio, Xai-Xai e Beira, estas crianças, puderam partilhar com treinadores, monitores e professores uma experiência de vida única para o seu crescimento. O Torneio ficou marcado pela presença de importantes figuras deste desporto em Moçambique, como foi o caso da Capitã da Selecção Nacional de Basquetebol Feminino, Deolinda Ngulela, que foi a responsável pelo aquecimento dos petizes e que abriu oficialmente as 8 semanas do Torneio. A tradicional entrega de prémios a todos os participantes, contou com a presença do Ministro da Juventude e Desportos, Alberto Nkutumula, do Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, Jorge Ferrão e da Governadora da Cidade de Maputo Iolanda Cintura. O Millennium bim esteve representado pelo Administrador Nuno Vaz e a Impar pelo Administrador Curratilaine Remane.