1995: O Millennium bim nasceu de uma parceria estratégica entre o Banco Comercial Português, actualmente Millennium bcp, e o Estado Moçambicano.
 
2000: Na sequência das alterações ao nível da estrutura accionista do Banco Comercial de Moçambique (BCM), o principal accionista do BIM-Banco Internacional de Moçambique, o Banco Comercial Português (BCP), viria a tornar-se o accionista de referência do BCM e do Banco Internacional de Moçambique. Esta evolução determinou a necessidade de se proceder à reorganização das estruturas na vertente operacional e comercial das respectivas Instituições.Neste âmbito, deu-se início a projectos de racionalização e unificação de estruturas tendo como meta o cumprimento dos seguintes objectivos:
 
  • Simplificação dos procedimentos;
  • Optimização dos níveis de serviços;
  • Melhoria da qualidade dos serviços prestados;
  • Maior capacidade de inovação e a redução de custos

2001: O processo de fusão entre os 2 Bancos ficou concluído. Desta operação, a nova estrutura do Banco manteve a designação de um dos Bancos - Banco Internacional de Moçambique - e tornou-se no maior e mais moderno Banco a operar no mercado nacional.

De igual forma, no sector segurador, ajustamentos de natureza semelhante viriam a ocorrer em empresas na orbita accionista destes dois Bancos. Na verdade, dado que subsistiam duas Companhias de Seguros a operar na esfera dos dois Bancos - uma no quadro da operação do BIM, a Seguradora Internacional de Moçambique, e outra no âmbito do BCM, a Impar, assumiu-se a opção, economicamente racional, de fusão entre as duas empresas. Desta fusão nasceu a maior seguradora privada a actuar no mercado nacional e que assume a designação de Seguradora Internacional de Moçambique, ficando a Ímpar uma marca comercial.
 
2006: O Banco Comercial Português assume a marca Millennium em todas as geografias onde estava presente. Em alinhamento, o Banco Internacional de Moçambique passa a assumir Millennium bim como marca comercial. 
 
2011: Atinge 1.000.000 de Clientes, uma meta alcançada que revela o reconhecimento e confiança dos moçambicanos na qualidade do Millennium bim.
 
Banco universal, presente do Rovuma ao Maputo e com a maior rede de balcões do país, o Millennium bim foi pioneiro na introdução de ATM, POS, cartões de débito e crédito, escrevendo a história da banca em Moçambique. Hoje, com cerca de 2.500 Colaboradores, o Millennium bim orgulha-se de ser a maior instituição financeira do país, a maior contribuinte fiscal do sistema financeiro moçambicano e com um crescimento contínuo e sustentado.