​​​​​​
1995:
O Millennium bim nasceu de uma parceria estratégica entre o Banco Comercial Português, actualmente Millennium bcp, e o Estado Moçambicano. O Banco foi pioneiro na introdução de ATM, POS, cartões de débito e crédito e introduziu assim como numa nova forma de estar e de atendimento ao Balcão, providenciando aos seus Clientes um atendimento personalizado. 


​​​​​​
2000:
Na sequência das alterações ao nível da estrutura accionista o principal accionista do BIM-Banco Internacional de Moçambique, o Banco Comercial Português (BCP), viria a tornar-se o accionista de referência do BCM e do Banco Internacional de Moçambique. Esta evolução determinou a necessidade de se proceder à reorganização das estruturas na vertente operacional e comercial das respectivas instituições. Neste âmbito, deu-se início a projectos de racionalização e unificação de estruturas tendo como meta o cumprimento dos seguintes objectivos:
  • Simplificação dos procedimentos;
  • Optimização dos níveis de serviços;
  • Melhoria da qualidade dos serviços prestados;
  • Maior capacidade de inovação e a redução de custos​


2001:
O processo de fusão entre os 2 Bancos ficou concluído. Desta operação, a nova estrutura do Banco manteve a designação de um dos Bancos - Banco Internacional de Moçambique - e tornou-se no maior e mais moderno Banco a operar no mercado nacional. De igual forma, no sector segurador, ajustamentos de natureza semelhante viriam a ocorrer em empresas na orbita accionista destes dois Bancos. Dado haver duas Companhias de Seguros a operar na esfera dos dois Bancos - uma no quadro da operação do BIM, a Seguradora Internacional de Moçambique, e outra no âmbito do BCM, a Impar, assumiu-se a opção, economicamente racional, de fusão entre as duas empresas. Desta fusão nasceu a maior seguradora privada a actuar no mercado nacional e que assume a designação de Seguradora Internacional de Moçambique, ficando a Ímpar uma marca comercial.
​​


​​​​​​
2006: 
O Banco Comercial Português assume a marca Millennium em todas as geografias onde estava presente. Em alinhamento, o Banco Internacional de Moçambique passa a assumir Millennium bim como marca comercial.
​​


​​​
2011: Atinge 1 milhão de Clientes, uma meta que revela o reconhecimento e confiança dos moçambicanos na qualidade do Millennium bim. Banco universal, presente do Rovuma ao Maputo e com a maior rede de balcões do país. 



2013:
Lançamos o Millennium IZI, uma plataforma de mobile banking, disponibilizada através de uma sessão de USSD *181#, onde se pode efectuar operações financeiras assim como não financeiras. Para além de outras opções esta plataforma permite a constituição de depósitos a prazo e a compra de recargas para vários pacotes de TV.​​



​​​2014: O Banco inaugurou a nova sede, idealizada de acordo com os padrões mais elevados da banca internacional com o objectivo de oferecer aos seus Clientes e Colaboradores uma estrutura moderna e eficiente, assegurando as melhores condições para um desempenho de excelência dos seus diferentes serviços. ​​ 


​​​
2015:
O Banco celebrou 20 anos de história com um conjunto de actividades comemorativas através de iniciativas de âmbito cultural, desportivo, responsabilidade social, e temáticas relacionadas com a banca e economia nacional. A par das actividades que representam os 20 anos desde a sua fundação, o Banco desenvolveu uma imagem comemorativa, com um logotipo dos 20 anos, utilizado ao longo de todo o ano, reforçando desta forma a sua aposta na inovação. 

Houve lugar à assinatura de um protocolo com os Correios de Moçambique, com uma previsão de abertura de diversos balcões conjuntos nos próximos anos. Este protocolo prevê um investimento que pretende contribuir de forma expressiva para a recuperação do património público dos postos de correio em Moçambique. Lançamento do Projecto Já Já, um projecto em que comerciantes têm a possibilidade de em nome do Millennium bim e através de uma POS, efectuar operações, facilitando os Clientes do Millennium bim em locais onde não temos balcões. ​​ 


​​
​​​2016: O Millennium bim atinge um milhão e meio de Clientes e assume-se como a maior instituição financeira do país. Lançamos o aplicativo de Mobile Banking, Smart IZI, uma App disponível para Smartphones e Tablets com sistema operativo Android e iOS. Com o Smart IZI os Clientes passaram a ter acesso ao seu património financeiro global, para além de poder efectuar diversos tipos de operações. Para além das opções que o Millennium IZI tem, a plataforma Smart IZI permite por exemplo o bloqueio e o desbloqueio de cartões tanto de débito como de crédito. ​​



2017:
A expansão do projecto dos Agentes Já Já, permitiu abranger o pais inteiro com a prestação de serviços do facilitando os Clie
ntes que até então tinham que se deslocar distâncias enormes para um balcão. Até finais de 2017, 294 comerciantes aderiram ao projecto tornando-se Agentes bancários (Agentes Já Já). Com mais de 2.400 Colaboradores, o Millennium bim é a maior instituição financeira do país, a maior contribuinte fiscal do sistema financeiro moçambicano e com um crescimento contínuo e sustentado. ​​
​​​​
​​
​​​​​​​